quarta-feira, 13 de maio de 2020

Alfabetização e Letramento


ACESSE AQUI o material de Alfabetização e Letramento da 2b Educação.



Alfabetização e Letramento é um dos conteúdos mais cobrados nos concursos públicos para Professores de Séries Inicias do Ensino Fundamental.


Diante disso, além desse ebook da 2b, resolvi colocar aqui 28 questões desafiadores sobre o tema. O gabarito está no final, e não esqueça, comente dizendo o que achou do simulado.



1) IBADE: No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, os componentes curriculares tematizam diversas práticas, considerando especialmente aquelas relativas às culturas infantis tradicionais e contemporâneas.

Nesse conjunto de práticas, nos dois primeiros anos desse segmento, o foco da ação pedagógica deve ser:

a) o processo de alfabetização.

b) a socialização dos alunos.

c) o conhecimento do esquema corporal.

d) a evolução sensório-motora.

e) o desenvolvimento da autonomia.


 2) FGV: Os dois exemplos a seguir mostram fases distintas do ciclo de alfabetização descrito por Emilia Ferreiro em Psicogênese da Língua Escrita (1985).

As figuras exemplificam, respectivamente, as fases

a) alfabética e pré-silábica.

b) silábica e alfabética.

c) silábico-alfabética e pré-silábica.

d) alfabética e silábico-alfabética.

e) silábico-alfabética e silábica.

 

 3) FGV: Leia o fragmento a seguir.

 “_____________ é o processo de aprendizagem no qual se desenvolve a habilidade de ler e escrever. ___________ é o processo que desenvolve o uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais.”

 Assinale a opção cujos termos completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

 a) Alfabetização – Letramento.

b) IIetrismo – Letramento.

c) Letramento – Alfabetismo.

d) Alfabetização – Iletrismo.

e) Alfabetismo – Alfabetização.

 

 4) QUADRIX: Assinale a alternativa que apresenta o conceito de letramento.

 a) processo de codificação e decodificação da escrita

b) incorporação estrutural da capacidade de leitura

c) introdução do aluno adulto no mundo da escrita

d) desenvolvimento do uso competente da leitura e da escrita nas práticas sociais

e) desenvolvimento das estruturas neurais necessárias à leitura de diferentes estilos textuais

 

 5) INSTITUTO EXCELÊNCIA: Assinale a alternativa que corresponde ao nível silábico de alfabetização com base em Emília Ferreiro:

 a) A criança passa a adquirir formas fixas de escrita, utilizando letras do seu próprio nome ou letras conhecidas como fonte principal para seu registro. Cada letra não possui ainda valor sonoro por si só. Assim, a leitura permanece realizada de modo global. Predomina a escrita em letra de imprensa maiúscula.

b) A criança se aproxima de uma análise de fonema a fonema. Percebe que escrever é representar progressivamente as partes sonoras das palavras.

c) A criança atribui um valor sonoro a cada sílaba das palavras que registra. As crianças relacionam a escrita à fala. Algumas crianças escrevem silabicamente, sem valor sonoro. Começa um conflito entre a hipótese silábica e a quantidade mínima de letras exigidas para que a palavra possa ser lida. Ela utiliza duas formas gráficas para escrever palavras com duas sílabas, o que vai de encontro à ideia inicial de precisar no mínimo de três caracteres.

d) Nenhuma das alternativas.

 

 6) FAU: A pesquisa de Emília Ferreiro permitiu-lhe identificar quatro níveis de evolução da escrita, até o momento em que se pode considerar que a criança venceu as barreiras do sistema, sendo capaz de interpretar (ler) e reproduzir (escrever) símbolos gráficos, quais são estes níveis:

 a) Silábico fônico, pré-silábico, alfabético-grafemas, alfabético.

b) Pré-silábico, silábico-alfabético, silábico fônico, alfabético.

c) Alfabético-grafemas, pré-silábico, fônico, silabação.

d) Pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético.

e) Silábico-grafemas, alfabético fálico, préalfabético, alfabetizado.

 

7) FAU: Complete as lacunas abaixo com a sequência correta de palavras: A alfabetização é a aquisição do _______________ , da escrita e da leitura. Segundo Magda Soares, esta se faz pelo ________________ de uma técnica: ______________ e reconhecer letras, usar o papel, entender a ____________________ da escrita, pegar no lápis, codificar, estabelecer relações entre sons e letras, de fonemas e _________________; a criança perceber unidades menores que compõem o sistema de escrita (palavras, sílabas, letras). Letramento é a utilização desta tecnologia em práticas sociais de leitura e de escrita.

a) Domínio, código, ler, composição, símbolos.

b) Código, domínio, grafar, direcionalidade, grafemas.

c) Domínio, conhecimento, compreender, leitura, grafemas.

d) Ato, domínio, ler, organização, símbolos.

e) Código, ato, traçar, composição, morfologias.

 

8) VUNESP:  No livro Reflexões sobre alfabetização, Emilia Ferreiro afirma que “estamos tão acostumados a considerar a aprendizagem da leitura e escrita como um processo de aprendizagem escolar que se torna difícil reconhecermos que o desenvolvimento da leitura e da escrita começa muito antes da escolarização. Os educadores são os que têm maior dificuldade em aceitar isso. Não se trata simplesmente de aceitar, mas também de não ter medo de que seja assim”. Subjacente a essa dificuldade, está a ideia, criticada pela autora, de que

a) o processo de aquisição é dividido em fases, a saber: pré-silábica, silábica, silábica-alfabética e alfabética.

b) as crianças são, desde muito cedo, construtoras de diferentes conhecimentos.

c) a instituição social criada para controlar o processo de aprendizagem é a escola; logo, a aprendizagem deve realizar-se na escola.

d) a leitura e a escrita são aprendidas em diferentes contextos, em que as crianças aprendem pelos usos sociais dessas práticas.

e) a linguagem é compreendida como um sistema de representação; logo sua aprendizagem se dá pela apropriação de um novo objeto de conhecimento.

 

 9) INSTITUTO EXCELÊNCIA: Diante dos conflitos da hipótese silábica, a criança descobre que o esquema de uma letra para cada sílaba não funciona e, assim, procura acrescentar letras à escrita da fase anterior, caracterizando o nível de evolução da escrita descrito por Emília Ferreiro como:

a) Nível pré-silábico.

b) Nível silábico.

c) Nível silábico alfabético.

d) Nenhuma das alternativas.

 

 10) OBJETIVA: De acordo com FERREIRO, sobre a escrita, assinalar a alternativa CORRETA:

a) A escrita pode ser considerada como uma representação da linguagem ou como um código de transcrição gráfica das unidades sonoras. 

b) Ao se conceber a escrita como um código de transcrição que converte as unidades sonoras em unidades gráficas coloca-se em último plano a discriminação perceptiva nas modalidades envolvidas (visual e auditiva).

c) A criança aprende só quando é submetida a um ensino sistemático, e a sua ignorância está garantida até que receba tal tipo de ensino.

d) As escritas do tipo alfabético poderiam ser caracterizadas como sistemas de representação cujo intuito original é representar as semelhanças entre os significados.

 

 11) OBJETIVA: Em conformidade com FERREIRO, sobre a escrita, analisar a sentença abaixo:

A escrita pode ser considerada como uma representação da linguagem ou como um código de transcrição gráfica das unidades sonoras (1ª parte). A construção de qualquer sistema de representação envolve um processo de diferenciação dos elementos e relações reconhecidas no objeto a ser apresentado a uma seleção daqueles elementos e relações que serão retidos na representação (2ª parte).

A sentença está:

a) Totalmente correta.

b) Correta somente em sua 1ª parte.

c) Correta somente em sua 2ª parte.

d) Totalmente incorreta.

 

 12) OBJETIVA: Em conformidade com FERREIRO, sobre a escrita, analisar a sentença abaixo:

 A escrita pode ser considerada como uma representação da linguagem ou como um código de transcrição gráfica das unidades sonoras (1ª parte). A construção de qualquer sistema de representação envolve um processo de diferenciação dos elementos e relações reconhecidas no objeto a ser apresentado a uma seleção daqueles elementos e relações que serão retidos na representação  (2ª parte).

 A sentença está:

 a) Totalmente correta.

b) Correta somente em sua 1ª parte.

c) Correta somente em sua 2ª parte.

d) Totalmente incorreta.


13) OBJETIVA: De acordo com o Ministério da Educação: A Criança de 6 anos, a Linguagem Escrita e o Ensino Fundamental de Nove Anos, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª coluna e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(1) Alfabetização

(2) Letramento

 

(---) Refere-se ao processo por meio do qual o sujeito domina o código e as habilidades de utilizá-lo para ler e escrever.  Trata-se do domínio da tecnologia, do conjunto de técnicas que o capacita a exercer a arte e a ciência da escrita.

(---) É o exercício efetivo e competente da escrita e implica habilidades, tais como a capacidade de ler e escrever para informar ou informar-se, para interagir, para ampliar conhecimento, capacidade de interpretar e produzir diferentes tipos de texto, de inserir-se efetivamente no mundo da escrita.

 

a) 1 - 1.

b) 1 - 2.

c) 2 - 1.

d) 2 - 2.

 14) OBJETIVA: De acordo com SOARES, sobre alfabetização, assinalar a alternativa CORRETA:

a) O processo de alfabetização deve levar à aprendizagem de uma mera tradução do oral para o escrito.

b) O processo de alfabetização é uma habilidade e não um conjunto de habilidades.

c) O problema da alfabetização está apenas na sua característica interdisciplinar.

d) Na perspectiva sociolinguística, a alfabetização é vista como um processo estreitamente relacionado com os usos sociais da língua.

 

15) OBJETIVA: Em conformidade com DALLA ZEN e XAVIER, sobre o letramento, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

(---) O letramento escolar, com a exploração das habilidades de leitura, escrita e oralidade, leva à produção de uma didática amparada em apenas um tipo de gênero textual.

(---) Contemplar atividades diárias de produção textual, leitura de texto, jogo, ditado e outras atividades de sistematização, é fundamental à aquisição e aos usos da leitura e da escrita.

 

a) C - C.

b) C - E.

c) E - C.

d) E - E.

 

16) OBJETIVA: De acordo com SOARES, sobre alfabetização, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

(---) A alfabetização é apenas uma habilidade, o que a caracteriza como um fenômeno de natureza simples.

(---) A escrita não é uma mera representação da língua oral.

 

a) C - C.

b) E - C.

c) C - E.

d) E - E.

 

17) OBJETIVA: Em conformidade com TEBEROSKY e COLOMER, levar em conta algumas precauções e distinções trazem vantagens no processo de ensino/aprendizagem da alfabetização e do letramento, como:

 

I. Oportunizar o contato da criança com o material tipográfico impresso e não apenas com a escrita manuscrita.

II. Considerar a leitura e a escrita como uma progressão sequencial, em que primeiro obrigatoriamente se aprende a ler e depois a escrever.

 

a) Os itens I e II estão corretos.

b) Somente o item I está correto.

c) Somente o item II está correto.

d) Os itens I e II estão incorretos.

 

18) OBJETIBA: De acordo com DALLA ZEN e XAVIER, sobre a alfabetização e o letramento, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 

(---) A alfabetização e o letramento são processos interdependentes.

(---) O letramento escolar leva à produção de uma didática amparada em diferentes portadores e gêneros textuais.

 

a) C - C.

b) E - C.

c) C - E.

d) E - E.

 

19) Em relação a alfabetização, assinalar a alternativa CORRETA.

 

a) Alfabetização é uma habilidade.

b) Alfabetização é um conjunto de habilidades, o que a caracteriza como um fenômeno de natureza simples.

c) O conceito de alfabetização depende de características culturais, econômicas e tecnológicas.

d) O processo de alfabetização é a tradução do oral para o escrito.

 


20) FEPESE: Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) a respeito das discussões que abarcam o conceito de letramento.

 

(---) Letramento é, pois, o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever, bem como o resultado da ação de usar essas habilidades em práticas sociais.

(---) Letramento é o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como consequência de ter-se apropriado da língua escrita e fazer uso da cultura escrita.

(---) Como são muito variados os usos sociais da escrita e as competências a eles associadas, é frequente levar em consideração níveis de letramento (dos mais elementares aos mais complexos).

(---) Entende-se letramento como o processo de memorização, inserção e participação na cultura escrita.

(---) Letramento trata-se de um processo que tem início quando a criança começa a conviver com as diferentes manifestações da escrita na sociedade e se prolonga por toda a vida, com a crescente possibilidade de participação nas práticas sociais que envolvem a língua escrita. 

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

a) V • V • V • V • V

b) V • V • V • F • V

c) V • V • F • F • V

d) V • F • V • F • F

e) F • F • F • V • V

 

 21) VUNESP: Leia o enunciado seguinte para responder à questão.

Murilo leciona em um curso de Pedagogia e é responsável pela disciplina “Alfabetização e Letramento na Educação Infantil”. Neste semestre, ele está estudando com seus alunos o volume 3 do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI (Brasil, 1998) e, por isso, ao organizar uma avaliação no formato de múltipla escolha, ele fez os seguintes questionamentos a seus alunos:

Na perspectiva do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – RCNEI – vol. 3 (Brasil, 1998), a alfabetização é um processo

a) de desenvolvimento das capacidades relacionadas à percepção, à memorização e a habilidades sensoriomotoras que permitem a aquisição do código da escrita, que antecede a captação do sentido das mensagens.

b) que se inicia na educação infantil por meio de um trabalho com cópias de vogais, de consoantes e de famílias silábicas, objetivando a construção de pré- -requisitos necessários à decodificação de mensagens escritas.

c) no qual as crianças precisam resolver problemas de natureza lógica até chegarem a compreender de que forma a escrita alfabética em português representa a linguagem e, assim, poderem escrever e ler por si mesmas.

d) de memorização de um código fundado na relação entre fonemas e grafemas, promovendo uma associação entre sons e letras que permite aos sujeitos produzir/ interpretar palavras ou frases curtas, em português.

e) resultante da maturação biológica de capacidades motoras e intelectuais inatas, ligadas à discriminação de grafemas e de fonemas, permitindo aos sujeitos decodificar e escrever mensagens por meio do alfabeto.

22) IBFC: Para Soares (2004) a alfabetização é “[...] a ação de ensinar e aprender a ler e a escrever”, ao tempo que letramento “[...] é estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita”. Com esse contexto, analise as afirmativas abaixo.


I. O termo letramento surge a partir das novas relações estabelecidas com as práticas de leitura e escrita na sociedade, ao passo que não basta apenas saber ler e escrever, mas sim que funções a leitura e a escrita assumem em decorrência das novas exigências impostas pela cultura letrada.

II. Entende-se alfabetização como sendo um caminho para o letramento, ou seja, alfabetizado é aquela pessoa que conhece o código escrito, que sabe ler e escrever e, dessa forma, amplia esses conhecimentos.

III. Enquanto a alfabetização ocupa-se da aquisição da decodificação na escrita por grupos de indivíduos, o letramento focaliza os aspectos codificação da aquisição de um sistema escrito por uma sociedade.

Assinale a alternativa correta.

a) Apenas a afirmativa II esta correta

b) Apenas as afirmativas I e II estão corretas

c) Apenas as afirmativas I e III estão corretas

d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas

 

23) AMEOSC: Na educação infantil, um ambiente pode ser considerado realmente alfabetizador quando:

a) Promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita nas quais as crianças têm a oportunidade de participar.

b) Os educadores utilizam a escrita no seu cotidiano e não oferecem às crianças a oportunidade de presenciar e participar de diversos atos de leitura e de escrita.

c) As crianças podem, desde seu ingresso ao ensino fundamental, pensar sobre a língua e seus usos, construindo ideias sobre como se lê e como se escreve.

d) Na instituição de educação infantil, poucas situações de comunicação necessitam da mediação pela escrita.

 

24) AMEOSC: A teoria do aprendizado de Emília Ferreiro descreve algumas hipóteses do processo de alfabetização infantil. A hipótese definida como pré-silábica se refere à:

a) Nessa etapa que a criança passa pelo realismo nominal, supõe que a escrita representa o nome dos objetos, que as coisas grandes devem ter nomes grandes e as coisas pequenas devem ter nomes pequenos

b) A criança já supõe que a escrita representa a fala e tenta fonetizar a escrita dando valor sonoro às letras compreendendo que as diferenças na representação escrita estão relacionadas com o “som” das palavras.

c) Passa a compreender que a escrita representa o som da fala, consegue combinar vogais e consoantes numa mesma palavra, na tentativa de combinar sons, mas sua escrita ainda não é socializável.

d) A criança começa a atribuir valor sonoro as letras, aceitar que não é preciso muitas letras para se escrever, apenas o necessário para representar a fala.

 

 


25) INSTITUTO EXCELÊNCIA: Trabalhar o nome próprio no início da alfabetização é ter uma valiosa fonte de informação disponível para outras indagações e aprendizagens, que servirão para produzir outras escritas e leituras, além de ter estreita relação com a construção da identidade da criança. Sobre o trabalho com o nome próprio no processo de alfabetização, analise os itens a seguir:

I - Aprendendo a letra inicial dos colegas, elas aprendem a nomear as letras do alfabeto (M, de Maria; P, de Pedro).
II - Ajuda a perceber a ordem não aleatória dentro de um conjunto de letras (não vale colocar qualquer letra, além de existir uma ordem obrigatória).
III - Possibilita a reflexão sobre as unidades que compõem a palavra: como as sílabas e as letras.


Está CORRETO o que se afirma em:

 

a) I e II, apenas.

b) I e III, apenas.

c) I, II e III.

d) Nenhuma das alternativas.

 

 26) INSTITUTO EXCELÊNCIA: Para favorecer uma alfabetização de qualidade, é necessário propor atividades de leitura e escrita que fazem sentido para as crianças, promovendo:

 a) Autoestima.

b) Ambiente alfabetizador.

c) Atividades significativas.

d) Nenhuma das alternativas.

 

 

27) INSTITUTO EXCELÊNCIA: No quadro das atuais concepções psicológicas, linguísticas e psicolinguísticas de leitura e escrita, a entrada da criança (e também do adulto analfabeto) no mundo da escrita ocorre simultaneamente por esses dois processos: pela aquisição do sistema convencional de escrita – ___________________ – e pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita – ________________.

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas do texto:

a) o letramento / a alfabetização.

b) a alfabetização / o letramento.

c) o letramento / a codificação.

d) Nenhuma das alternativas.

 

 28) FGV: A imagem abaixo é da escrita de uma criança do 1º ano do ensino fundamental para a palavra “CADERNO”.   Assinale a opção que indica a hipótese de escrita em que a criança está.

a) Pré-silábica.

b) Silábica.

c) Silábico-alfabética.

d) Alfabética.

e) Pós-alfabética.

 

 

 

1) A

2) C

3) A

4) D

5) C

6) D

7) B

8) C

9) C

10) A

11) A

12) A

13) B

14) D

15) C

16) B

17) B

18) A

19) C

20) B

21) C

22) B

23) A

24) A

25) C

26) C

27) B

28) C

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