sexta-feira, 10 de abril de 2020

5 dicas de como estudar para concursos públicos


Muitas pessoas acham que sabem, que é fácil, que é só estudar os conteúdos e deu, ir para a prova. Mas não é apenas isso, para se diferenciar dos demais candidatos é necessário estar atento em outros detalhes tão importantes quanto, vamos a eles:


 No edital terá o peso de cada disciplina e o número de questões, ou seja, com base nessas informações é possível administrar melhor seu tempo de estudo para cada uma. Por exemplo, se os conhecimentos específicos tem um peso maior que o português e maior número de questões, essa será sua prioridade. Sua carga horária tem que ser administrada conforme essas informações.
Além disso, normalmente no final do edital, aparecerá os conteúdos e a bibliografia para cada cargo, então foque nisso! 
A banca examinadora cria as questões com base nessas informações, encaixando os conteúdos conforme as bibliografias.

Vamos ver um exemplo? Um concursos da Objetiva Concursos para Professores:




Analisando uma banca você percebe o que mais a banca "gosta" de cobrar em cada disciplina e normalmente consegue perceber como ela "negativa" as questões, como ela faz para deixar as alternativas incorretas.
Muitas bancas tendem a utilizar palavras como "apenas, somente, exceto" para negativar uma alternativa.
Quem faz as questões, normalmente retira trechos prontos de livros e leis e negativam algumas partes para torná-las incorretas, simples assim.

Um exemplo? Vamos a questão sobre o ECA, da Objetiva Concursos:

Em conformidade com a Lei nº 8.069/1990 - ECA, é dever do Estado assegurar à criança e ao adolescente:

a) Ensino fundamental, obrigatório e gratuito, exceto para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.


Conseguiu perceber o erro dessa alternativa? Na lei consta como INCLUSIVE, e a banca trocou por exceto.



 Agora é a parte de separar as bibliografias que você tem, nem todos livros conseguimos pela internet, então infelizmente resta buscar os conteúdos em outros locais. Assim que tiver todo material, e um planejamento de horários de estudos por disciplina, use 20% do seu tempo estudando o conteúdo, os outros 80% você verá nos próximos passos.

Para quem tem mais condições e pode comprar um material, aconselho os livros da 2b educação, como esse por exemplo:
ACESSE AQUI O LIVRO

Além desse livro, de questões comentadas (o que eu acho ótimo, eu sempre preferi estudar por questões), tem muitos conteúdos gratuitos disponíveis na internet. Na própria 2b educação, temos alguns materiais disponíveis que vão auxiliar nos seus estudos, mas claro, não esqueça de ir de acordo com o seu edital!

ACESSE AQUI  : Vá em Pedagogia - Materiais Gratuitos




Sim, as temidas leis, mas não se assuste. Para estudar as leis que caem nos concursos a dica é a seguinte:
Pegue as leis e leia elas quantas vezes você conseguir, com o tempo você começa a entendê-las e vai achando até fácil. É questão de costume, assim como criamos o costume de ler livros, de estudar, criamos o de ler e interpretar as leis. Não esqueça, já que você realizou a análise da banca examinadora, veja as partes da lei que mais são cobradas nos seus concursos. 
Exemplo, ao estudar a LDB, se vou fazer uma prova para professor de educação infantil ou ensino fundamental, não vou focar nos capítulos de ensino médio e EJA, pois sei que não serão cobrados (nunca diga nunca né, mas a tendência é não ser).



Posso estar equivocada dizendo isso, mas na minha opinião é a parte mais importante de todas. 20% do tempo você usou para estudar o conteúdo, agora os outros 80% é realizando questões. É na prática que mais se aprende.


Deixe sua opinião, é muito importante para saber as necessidades de quem estuda e elaborar materiais com base nisso.

Muito obrigada e bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos de Português

 Vamos treinar português de uma maneira diferente para sair um pouco da tradicional rotina de estudos? Criei alguns joguinhos que vão ajudar...